Olá bem vindos ao primeiro post da Gamer's Room!
Vocês conhecem MonsterWorld IV?
Bem, muitos de vocês(a grande maioria acredito hehe) conheceram
esse clássico com a cara da Gorduchinha Mônica!Muito conhecida aqui
no Brasil porem , esse jogo é na verdade Wonder Boy!que foi Reprogramado
Pela Tec toy(em 1991) quando foi lançado aqui no Brasil, o que fez um grande sucesso!
Mas esse post na verdade é sobre um jogo especifico da Série
Wonder Boy ou
Monster World como é conhecida no Japão, Wonder Boy teve 6 Títulos(sim 6!)
Wonder Boy (Arcade) - Foi convertido para Master System como Wonder Boy e para o Game Gear com o nome de Revenge of Drancon.
Wonder
Boy: Monster Land (Arcade) - Convertido para to Master System como
Wonder Boy in Monster Land e Mônica no Castelo do Dragão no Brasil.
Wonder Boy III: Monster Lair (Arcade) - Convertido para Mega Drive como Wonder Boy III: Monster Lair
Wonder
Boy III: The Dragon's Trap (Master System) - Convertido para Game Gear
como Wonder Boy: The Dragon's Trap e Turma da Mônica em o Resgate no
Brasil
Wonder Boy V: Monster World III (Mega Drive) -
Foi Nomeado Wonder Boy in Monster World nos lançamentos ocidentais e
Turma da Mônica na Terra dos Monstros no Brasil.
E
o desconhecido Monster World IV pra Mega-Drive, sim ele é realmente 4!
porque é o 4º jogo da série com o título de Monster World , ele não
possui "Wonder Boy" no título, Foi originalmente lançado em 1994
exclusivamente no japão!e recentemente relançado como parte da Sega
Vintage Collection: Monster World para XLA,PSN,e Como Virtual Console
para Wii, com tradução oficial para Inglês
Monster World IV foi o ultimo título da série,Exclusivamente nesse título a personagem principal é uma garota chamada Asha.
Ao invés de possuir uma aparência medieval, apresenta um estilo mais do
Oriente Médio. Esse é o unico jogo da franquia que só faz parte da
série Monster World e não faz parte da Série Wonder Boy.
Como
a maioria dos jogos da franquia, Monster World IV não muda a formula,é
uma mistura de um jogo de plataforma de ação e um RPG. Você se move 2D,
mata os inimigos, coleta moedas e as usa para comprar equipamentos
melhores e mais forte.
Este
jogo no entanto da um passo à frente e um passo para trás em relação
aos seus antecessores, apesar de tudo. Há vários novos movimentos de
combate para se usar e tal as dungeons do jogo são muito maiores e tem
muito mais puzzles.Para bloquear com seu escudo não é mais simplesmente
ficar parado, você vai ter que aperta para baixo no controle para Asha
puxar o escudo.
Por outro lado, no entanto, algumas
coisas voltaram a ser como eram em Wonder Boy in Monster Land(Mônica no
Castelo do Dragão): é muito linear e não possui um grande mundo aberto,
as dungeons são apenas acessíveis no momento certo. Terminar uma e
vencer o chefão desbloqueia a próxima, mas o que você acabou de passar
será permanentemente fechada(Por isso não é bom deixar nada pra
trás).Também similar ao Monster World(Mônica na Terra dos Monstros) é o
fato de você não manter o equipamento antigo para o usar a qualquer
momento - o único equipamento que você usara e o equipamento comprado
mais recentemente.Isso não importa, na maioria dos casos, mas existem
alguns escudos com bônus de defesa elementais que você pode querer usar
em detrimento de outros, por isso cuidado com o que você compra.
Você também vai rapidamente encontrar um pequeno companheiro(Pokemon?!)chamado Pepelogoo,
uma
criatura peludinha,flutuante e redonda, que pode ser usado para flutuar
com Asha,fazer pulo duplo e interagir com determinados objetos,
jogando-o para eles. Seu companheiro também desempenha um papel
fundamental no enredo do jogo, que está muito mais focada desta vez, e
entre cada dungeon você vai entender pouco mais da história. Apesar da
relativa simplicidade do jogo, tem uma história muito interessante
também, e se você prestar atenção você vai notar alguns elementos do
jogo anterior,da história de Wonder Boy em Monster World.
Segredos
são muito menos prevalentes desta vez. Há vários segredos escondidos
durante todo o jogo, mas 90% são todos os colecionáveis (a maioria são
cristais os cristais azuis lhe dão um coração extra permanente quando
se completa 10)que estão à vista, no final de um caminho alternativo
facilmente descoberto ou simplesmente a recompensa de um puzzle. Isso
significa que você ficara mais vagando sem rumo tentando encontrar
portas secretas, embora você ainda vai ter que fazer alguns dos segredos
mais tarde com alguma ajuda(Viva o Pok..er Pepelogoo Azul).
O
jogo também esta visivelmente mais fácil que os jogos anteriores.
Equipamentos fortes se tornam disponíveis bem cedo no jogo, junto com a
poção, que enche toda a sua vida, faz com que seja mamão com açúcar
passar qualquer coisa, exceto, talvez, os Chefões.Como isso não fosse
suficiente, você também pode chamar um gênio a qualquer momento para te
salvar do perigo e te levar de volta para a cidade central do jogo para
reabastecer. O jogo tem um punhado de desafios os e um par de
quebra-cabeças complicados, mas na maioria das vezes é um caminho fácil
até o final - e agradável, no entanto.
O trabalho da
tradução deve ser elogiada também.Não tenho certeza de quem exatamente é
o responsável, mas o diálogo esta muito fielmente traduzido do original
japonês, e todo o humor está intacto também. Um exemplo engraçado é um
homem na cidade principal: um monte de homens idênticos andando dizendo
exatamente a mesma coisa, mas um deles vai notar, depois de dizer a
mesma linha, que é simplesmente porque ele é um personagem de um RPG. Um
grande número de quebra-cabeças do jogo também teria sido muito difícil
de resolver se deixado em japonês, devido à dependência de dicas.
Claro
que antes do re-lançamento oficial , existiam traduções de fãs muito
boas, mas não eram fieis ao texto original , e não tinha essa fonte
bonita de agora.
Embora a jogabilidade é provavelmente a
mais sólida de toda a série, onde Monster World IV realmente
impressiona é no departamento técnico. Como é de se esperar de um jogo
de Mega Drive, de 1994, apresenta gráficos impressionantes e muito,muito
bonitos,
e
como parece ser o padrão para a série, uma trilha sonora altamente
cativante. Um incômodo dos menores que o tema principal parece ser
repetido um bocado, porque a melodia principal é re-usada nas músicas e
pode começar a ficar irritante depois de um tempo hehe. Felizmente,
algumas músicas mais antigas da série também retornam no final e dá um
bom pouco de nostalgia, inclusive com uma certa melodia cativante que
sempre parecia tocar em castelos pertencentes a dragões!
Conclusão
Pode
ter levado 18 anos, mas a série Monster World esta agora, finalmente,
totalmente disponível fora do Japão. Monster World IV pode não ser muito
desafiadora e, menos satisfatória de zerar do que os jogos anteriores,
mas torna-se facilmente um Ás com uma tonelada a mais de charme,
jogabilidade mais variada e agradável e alguns dos melhores trabalhos do
sprite e música que Mega Drive tem para oferecer. Agora vamos esperar
que a SEGA finalmente decida fazer um novo título(hehe porque não?)
Ficha Técnica
Publicado pela: SEGA
Desenvolvido pela: Westone
Gênero: Plataforma-RPG
Modo: Um Jogador
Ano do Lançamento:
Japão:1994
Data de Lançamento no Virtual Console:
15 Jan 2008(JPN)
10 Mai 2012(USA)
Data de Lançamento na XBLA/PSN
23 Mai 2012(USA)
Análise e Gameplay de Monster World IV.
Comentado na Íntegra! Com a participação de EDZ Fundador do FórumSanver Games.
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30 abril 2013
Monster World IV
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Web Designer,Designer Gráfico,Multimídia e Técnico em Informatica,Fundador da Gamers Room e Admin do Fórum Sanver Games junto com EDZ.Amante dos games desde os meus 5 anos heuheuhe e agora Gamer Blogueiro!Aqui se leva jogos a Sério Rapaz! e com muita diversão! |
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Vendo esse Análise, fiquei com vontade de jogar hehe
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