Análise e Gameplay de Monster World IV.
Comentado na Íntegra! Com a participação de EDZ Fundador do FórumSanver Games.
Confira a Review de Enduro Racer Japonês!
Tekken Revolution! o Primeiro da Série a ser Grátis!
30 abril 2013

Monster World IV

Olá bem vindos ao primeiro post da Gamer's Room!
Vocês conhecem MonsterWorld IV?

Bem, muitos de vocês(a grande maioria acredito hehe) conheceram
esse clássico com a cara da Gorduchinha Mônica!Muito conhecida aqui
no Brasil porem , esse jogo é na verdade Wonder Boy!que foi Reprogramado
Pela Tec toy(em 1991) quando foi lançado aqui no Brasil, o que fez um grande sucesso!


Mas esse post na verdade é sobre um jogo especifico da Série

Wonder Boy ou
Monster World como é conhecida no Japão, Wonder Boy teve 6 Títulos(sim 6!)

Wonder Boy (Arcade) - Foi convertido para Master System como Wonder Boy e para o Game Gear com o nome de Revenge of Drancon.

Wonder Boy: Monster Land (Arcade) - Convertido para to Master System como Wonder Boy in Monster Land e Mônica no Castelo do Dragão no Brasil.

Wonder Boy III: Monster Lair (Arcade) - Convertido para Mega Drive como Wonder Boy III: Monster Lair

Wonder Boy III: The Dragon's Trap (Master System) - Convertido para Game Gear como Wonder Boy: The Dragon's Trap e Turma da Mônica em o Resgate no Brasil

Wonder Boy V: Monster World III (Mega Drive) - Foi Nomeado Wonder Boy in Monster World nos lançamentos ocidentais e Turma da Mônica na Terra dos Monstros no Brasil.

E o desconhecido Monster World IV pra Mega-Drive, sim ele é realmente 4! porque é o 4º jogo da série com o título de Monster World , ele não possui "Wonder Boy" no título, Foi originalmente lançado em 1994 exclusivamente no japão!e recentemente relançado como parte da Sega Vintage Collection: Monster World para  XLA,PSN,e Como Virtual Console para Wii, com tradução oficial para Inglês

Monster World IV foi o ultimo título da série,Exclusivamente nesse título a personagem principal é uma garota chamada Asha.


 Ao invés de possuir uma aparência medieval, apresenta um estilo mais do Oriente Médio. Esse é o unico jogo da franquia que só faz parte da série Monster World e não faz parte da Série Wonder Boy.

 Como a maioria dos jogos da franquia, Monster World IV não muda a formula,é uma mistura de um jogo de plataforma de ação e um RPG. Você se move 2D, mata os inimigos, coleta moedas e as usa para comprar equipamentos melhores e mais forte.
Este jogo no entanto da um passo à frente e um passo para trás em relação aos seus antecessores, apesar de tudo. Há vários novos movimentos de combate para se usar e tal as dungeons do jogo são muito maiores e tem muito mais puzzles.Para bloquear com seu escudo não é mais simplesmente ficar parado, você vai ter que aperta para baixo no controle para Asha puxar o escudo.

Por outro lado, no entanto, algumas coisas voltaram a ser como eram em Wonder Boy in Monster Land(Mônica no Castelo do Dragão): é muito linear e não possui um grande mundo aberto, as dungeons são apenas acessíveis no momento certo. Terminar uma e vencer o chefão desbloqueia a próxima, mas o que você acabou de passar será permanentemente fechada(Por isso não é bom deixar nada pra trás).Também similar ao Monster World(Mônica na Terra dos Monstros) é o fato de você não manter o equipamento antigo para o usar a qualquer momento - o único equipamento que você usara e o equipamento comprado mais recentemente.Isso não importa, na maioria dos casos, mas existem alguns escudos com bônus de defesa elementais que você pode querer usar em detrimento de outros, por isso cuidado com o que você compra.

Você também vai rapidamente encontrar um pequeno companheiro(Pokemon?!)chamado Pepelogoo,
uma criatura peludinha,flutuante e redonda, que pode ser usado para flutuar com Asha,fazer pulo duplo e interagir com determinados objetos, jogando-o para eles. Seu companheiro também desempenha um papel fundamental no enredo do jogo, que está muito mais focada desta vez, e entre cada dungeon você vai entender pouco mais da história. Apesar da relativa simplicidade do jogo, tem uma história muito interessante também, e se você prestar atenção você vai notar alguns elementos do jogo anterior,da história de Wonder Boy em Monster World.

Segredos são muito menos prevalentes desta vez. Há vários segredos escondidos durante todo o jogo, mas 90% são todos os colecionáveis ​​(a maioria são cristais os cristais azuis lhe dão um coração extra permanente quando se completa 10)que estão à vista, no final de um caminho alternativo facilmente descoberto ou simplesmente a recompensa de um puzzle. Isso significa que você ficara mais vagando sem rumo tentando encontrar portas secretas, embora você ainda vai ter que fazer alguns dos segredos mais tarde com alguma ajuda(Viva o Pok..er Pepelogoo Azul).

O jogo também esta visivelmente mais fácil que os jogos anteriores. Equipamentos fortes se tornam disponíveis bem cedo no jogo, junto com a poção, que enche toda a sua vida, faz com que seja mamão com açúcar passar qualquer coisa, exceto, talvez, os Chefões.Como isso não fosse suficiente, você também pode chamar um gênio a qualquer momento para te salvar do perigo e te levar de volta para a cidade central do jogo para reabastecer. O jogo tem um punhado de desafios os e um par de quebra-cabeças complicados, mas na maioria das vezes é um caminho fácil até o final - e agradável, no entanto.

O trabalho da tradução deve ser elogiada também.Não tenho certeza de quem exatamente é o responsável, mas o diálogo esta muito fielmente traduzido do original japonês, e todo o humor está intacto também. Um exemplo engraçado é um homem na cidade principal: um monte de homens idênticos andando dizendo exatamente a mesma coisa, mas um deles vai notar, depois de dizer a mesma linha, que é simplesmente porque ele é um personagem de um RPG. Um grande número de quebra-cabeças do jogo também teria sido muito difícil de resolver se deixado em japonês, devido à dependência de dicas.
Claro que antes do re-lançamento oficial , existiam traduções de fãs muito boas, mas não eram fieis ao texto original , e não tinha essa fonte bonita de agora.

Embora a jogabilidade é provavelmente a mais sólida de toda a série, onde Monster World IV realmente impressiona é no departamento técnico. Como é de se esperar de um jogo de Mega Drive, de 1994, apresenta gráficos impressionantes e muito,muito bonitos,
e como parece ser o padrão para a série, uma trilha sonora altamente cativante. Um incômodo dos menores que o tema principal parece ser repetido um bocado, porque a melodia principal é re-usada nas músicas e pode começar a ficar irritante depois de um tempo hehe. Felizmente, algumas músicas mais antigas da série também retornam no final e dá um bom pouco de nostalgia, inclusive com uma certa melodia cativante que sempre parecia tocar em castelos pertencentes a dragões!

Conclusão

Pode ter levado 18 anos, mas a série Monster World esta agora, finalmente, totalmente disponível fora do Japão. Monster World IV pode não ser muito desafiadora e, menos satisfatória de zerar do que os jogos anteriores, mas torna-se facilmente um Ás com uma tonelada a mais de charme, jogabilidade mais variada e agradável e alguns dos melhores trabalhos do sprite e música que Mega Drive tem para oferecer. Agora vamos esperar que a SEGA finalmente decida fazer um novo título(hehe porque não?)




Ficha Técnica

Publicado pela: SEGA
Desenvolvido pela: Westone
Gênero: Plataforma-RPG
Modo: Um Jogador
Ano do Lançamento:
Japão:1994
Data de Lançamento no Virtual Console:
15 Jan 2008(JPN)
10 Mai 2012(USA)
Data de Lançamento na XBLA/PSN
23 Mai 2012(USA)

Um comentário :